domingo, 16 de maio de 2010

Computador para "Games" será seu fim?!




Muita gente acha uma super vantagem ter um PC para games, eu mesmo tenho um, e estarei fazendo algumas criticas aqui, logico que contarei também a parte boa.





Bem vamos lar, a mais ou menos 3 anos eu montei um PC com a função de rodar jogos, desde o começo sempre fui dando upgrade em placa de vídeo, processador, memoria etc, alias essa é a pior parte de se ter um computador para jogos.
Por quê? Simples, depois de um tempo fica muito mais caro manter o PC do que se você tivesse um console de ultima geração, vejamos se paga mais ou menos 2 mil e 500 em um console recém lançado, em um PC novo para games, se gasta em torno de 2 mil ou mais dependendo do seu gosto.

Até ai tudo bem, porem de ano em ano você terá de mexer em algo nesse PC, placa de vídeo que não roda os jogos novos com a qualidade desejada é o maior problema, você compra ela por 800 reais (apenas um exemplo) e vende por 300 um ano depois e tem de comprar outra que deve estar por volta dos 800 reais novamente, isso quando não se tem de comprar uma fonte de alimentação nova, ou até mesmo trocar a placa mãe, por que o slot foi modificado nesta nova geração.




Outro problema serio é quando o processador ja não esta dando conta, você vai comprar outro mais novo e potente e pinba, descobre que sua placa não suporta o novo, e que se trocar a placa vai ter de trocar a memoria também, e lá se vão mais ou menos uns mil reais(como dito acima dependendo do seu gosto e já contando com a venda das peças antigas).





Configuração, incompatibilidade, problemas diversos em decorrência de drivers, atualizações do sistema operacional, entre outros.

Tudo que se quer é jogar em paz, isso mesmo, clicar duas vezes no ícone e jogar, porém sempre tem algo pra dar errado, você esta lá no meio da partida todo feliz e foia-la ele trava e la se foi toda a sua partida junto da sua paciência, não que isso não acontece em um console, porém acontece com muito menos frequência, sem contar alguns jogos que da problemas com determinadas placas e até sair um driver que corrige isso leva um tempo.

Jogabilidade, por usar em sua maior parte o teclado e o mouse, jogos que não são de tiro se tornam “sem graça” no PC, a falta de um controle padrão é o que mais pesa neste quesito.


Quantidade de jogos é bem menor, isso mesmo, quem gosta de FPS, se sente em casa (aliais é um dos poucos gênero que quase todos preferem o PC, unicamente pelo fato de se tornar mais fácil o sistema de mira e movimento), estamos no PC e não temos Final Fantasy XIII, não temos Darksiders, não temos dante’s inferno e muito menos Gears of War 2(e com isso não teremos o 3 também), o que ainda alegra agente é ter call of duty, bleatlefild entre outras franquias(como ja dito quase todos FPS) e a cada dia que passa o numero de jogos novos se torna menor.

Agora vou colocar como prometido os pontos a favor (apesar de serem poucos).
Os jogos em si são mais baratos, isso mesmo um jogo de PC custa quase sempre 100 reais, e um de qualquer console custa de 150 reais a 250 reais, e se contarmos com os sistemas como steam, temos ai jogos custando em media 50 reais, dependendo da época em que se compra, e contando com as diversas promoções que se tem em tais sistemas, porém todo esse gasto menor é anulado pela constante troca de peças no seu sistema, e ainda mais agora que tais sistemas tambem estão se tornando realidade nos consoles.


Multipalyer sem precisar de uma assinatura, se comparado com xbox 360 isso se torna uma vantagem, porem contra o wii e o ps3 não tem diferença alguma, ja que as redes dos dois são gratuitas, sem contar que nos consoles o numero de idiotas usando cheat é menor(pelo simples fato de não ter como abrir bot de mira junto do jogo etc).


Gráficos mais bonitos no PC?! isso realmente é verdade, as imagens no PC são melhores (desde que se use o jogo com as qualidades gráficas no máximo e que se tenha uma placa de vídeo boa o bastante para isso), o PC em si consegue resoluções maiores também, ou seja, em gráfico o PC sempre vence, tendo no mínimo um empate quando a geração de consoles é lançada (e retirando os títulos que são tidos como bugados EX: GTA IV que é lento, pesado e nem se tem um gráfico tão bom assim enquanto nos consoles roda perfeitamente).


Ótimo para quem curte MMOs, a maior quantia destes jogos sai para PC, apesar dos melhores serem pagos por mês, a quantia deste gênero é muito maior para o PC e ainda tem a vantagem de grande maioria não pedir tanto em hardware como os outros gêneros.

A conclusão é bem simples, a cada dia que passa o PC se torna cada vez mais desvantajoso para ser uma plataforma de jogos, poucos títulos de destaque, muitos problemas, e altos gasto para se manter atualizado são os maiores problemas atualmente, sem contar é claro com a pirataria, que é muito maior no PC do que nos consoles, as produtoras muitas vezes deixam de lançar jogos para PC por este motivo.
Atualmente para quem curte diversidade e não é muito fã de jogos puramente on-line o PC não é uma plataforma recomendada, logico que isso é opinião de cada um e esta é a minha.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO