sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Windows vista foi ruim?


Pode parecer meio tarde para falar do Windows Vista, mas o que iremos ler não é um revisão ou um artigo ensinando algo sobre este Sistema, aqui irei expor o por que não podemos falar que o Vista foi de todo modo "Ruim" como muitos usuários falaram por ai.


Bom vou começar falando uma verdade, para mim e muitos outros usuários o Windows Vista e até mesmo o 7 começam a partir da versão Home Premium, sim antes dessas verões não mudança alguma a não ser em visual(e mesmo assim não é total).

Cm o lançamento do Windows vista pouco tempo depois o que mais se via por ai eram pessoas comentando que ele é lento, diferente e até mesmo "Difícil de se utilizar", mas por que de tamanhos comentários?

Simples na época em que o sistema foi lançado nem todo mundo tinha as novas tecnologias que hoje nos temos, e muitas empresas lançavam produtos com Hardware inadequados para rodar bem o sistema, e algum não davam a opção de se instalar a versão mais antiga do sistema, o Windows XP, não por que o Hardware não era inadequado, mas sim por omissão de drivers e até mesmo opções na BIOS do equipamento.

Porém outro ponto negativo foi a má fama que o sistema recebeu em diversos sites e fórum pela internet a fora, isso se espalhou e a medida que pessoas sem conhecimento algum de hardware e software liam sobre isso, mais essa fama se espalhava, digamos que pelo menos 60% das pessoas que falavam mal do sistema nem sequer usaram ele e se usaram não foi um tempo grande, foi apenas superficial.

Minhas experiências com esse sistema foram mais ou menos em fevereiro de 2008, mesmo tendo lido todos os comentários eu me arrisquei para ver se realmente ele era tão ruim assim, logo de cara eu instalei o sistema em uma partição de teste em m HD antigo de 40 Giga, e com rotação de 5400 RPM, vale lembrar que o HD ainda era IDE.

Usei o sistema por 2 dias nesse HD, tempo suficiente para perceber que ele era totalmente compatível com o meu hardware, nesta época era algo bem simples, uma placa mãe Asus M2N8-X(uma das mais básicas da asus para AMD soquete AM2), o processador era um Athlon X2 3600 com velocidade de 1,9 em cada núcleo, suprido por 2 giga de memória "Genérica" de barramento 533, uma placa de vídeo 7300GT com 256 de memória DDR2 e um HD de 250 GB sata(sem contar o teste, onde o sistema estava).

Senti-me confortável com aquele sistema, não tive nenhum problema de incompatibilidade de programa e nem com Drivers.

Depois dos teste, resolvi migrar de vez para o sistema, agora instalado no HD Sata, o sistema rodava muito bem, inclusive os jogos que eu costuma ter na época, entre eles o famoso Crysis.

Claro que eu fiz alguns ajustes no sistema, como desabilitar a barra lateral e o windows defender(os dois demoravam para iniciar, deixando assim o sistema um pouco lento ao dar o boot).

As atualizações de Drivers sempre foram tranqüilas, e as do sistema também.

Depois de vários meses usando o sistema resolvi tentar voltar ao Windows XP, logo de cara percebi que não é tão fácil, pode parecer bobeira, mas quando se acostuma com um visual mais moderno fica difícil trabalhar com o antigo, sem contar que o sistema super mal falado tinha uma segurança bem melhor, muitos malwares da época não surtiu grandes efeitos nele, alguns nem sequer passavam pelo sistema, entre diversos vírus de pen driver, com as atualizações todas em dia o sistema sempre fluía bem.

Logo nesta época li algumas colunas falando sobre o sistema no site forumpcs, onde o colunista tinha a mesma impresão que eu tive com sistema, e ainda tirei a conclusão de que o sistema não merece o titulo de nova versão do Windows ME, até por que ele não é instável, pesado ele até pode ser, mas também não chegava a ser o exagero que todos falavam.

Agora com o Windows 7 no palco as cortinas do vista se fecharam, mas os dois sistema compartilham o mesmo Kernel, o 7 é praticamente um revisão do vista, colocaram um visual melhorado e deram um trato no sistema, deixando o boot mais rápido e o sistema em si bem mais leve, mas ainda sim pode se dizer que ele foi uma evolução natural do vista e não algo completamente novo como foi o caso do XP em relação ao ME.


A Grande razão para isso pode ter sido, que a Microsoft tinha algo bom em mãos e lançou antes da hora sem dar um ajuste final, porém a meu ver não foi intencional, todos estavam eufóricos em ter uma versão nova do Windows, afinal já fazia tempo desde o XP, e devido a essa pressão este foi o único jeito.

Porém não achei certos os compradores do Windows vista terém de comprar novamente o sistema, pois foi tão pouco tempo depois e mesmo assim não foi uma grande evolução.

Bem vou parar por aqui, e estou feliz em expor minhas idéias sobre algo que foi tão subjugado e ainda sem merecer os diversos adjetivos que ganhou.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO