sábado, 23 de janeiro de 2010

Ubuntu 9.10 o que posso dizer?!


Sim vamos falar novamente do Linux, e desta vez irei dar o meu parecer sobre ele, usando como sistema principal pela primeira fez, e completando uma semana direta de uso, posso expor o que senti ao usar o sistema, clique em leia mais para saber como foi.


Bom a muito tempo venho experimentando diversas Distros de Linux, a que usei por mias tempo antes do ubuntu foi a mandriva, afinal já tinha um certo apego por ela, vindo da época em que o Mandrake e a conectiva ainda não haviam se juntado.


Ao passar pelo Fedora core 10 passei a gostar mais do gerenciador de janelas Gnome do que do KDE e por ai foi, até o dia em que resolvi usar de vez o ubuntu.
A mudança só não veio antes e nem foi completa, pois ainda tenho alguns jogos que rodam apenas no Windows, infelizmente (ou não, pois jogo muito pouco no PC hoje em dia).


Como todo usuário antes de migrar eu tomou as providencias para testar todos os meus Hardwares, desde leitores de cartão e telefones, até a webcam (podia jurar que iria ficar pelo menos algumas horas tentando instalar ela, mais nem foi preciso, foi reconhecida direto).


O Sistema tem um Boot super rápido, em menos de 20 segundos já posso utilizar sem nenhuma lentidão por estar caregando programas adicionais, o visual do Gnome segue uma linha que vem se tornando a nova moda hoje, a de ser simples e sem estar carregado de coisas, temos os menus de forma clássica e clara, e ainda podemos personalizar as barras, dando efeitos translúcidos e por ai vai.


O broffice já era conhecido, afinal na faculdade aprendi a trabalhar com ele, apesar de não ser tão poderoso quanto o Office da Microsoft ele tem tudo o que eu preciso, e mesmo que não tenha o seu rival do Windows roda super bem junto do wine, parece até que foi feito para o Linux rsrsrsrs.


Os efeitos gráficos ficam ótimos depois de configurados, parece bobeira ficar usando janelas gelatinosas e trocar de área de trabalho com um cubo, mas apenas parece, sempre gostei, e o melhor é que por ser algo do sistema, não temos problemas de lentidão etc, como acontece com os programas que fazem a promessa de dar esses efeitos ao Windows.


A internet flui bem, o Firefox é padrão e caso queira temos uma grande gama de opção, algumas baseadas no Firefox, e outras já conhecidas como o opera e o chrome da Google.


O aMSN evoluiu muito desde a minha ultima aventura usando ele, agora o plugin dos nomes coloridos já esta configurado desde o inicio(parar falar verdade, sempre odiei esses códigos de colorir nome no msm, me limito a apenas mudar a cor, assim mesmo quem não usa o plus, o que é raro hoje em dia, pode ler meu nome sem muito esforço), ele tem suporte a winkis, emotions, conversa com web cam, conversas com voz, o único contra é ter de instalar um pacote extra para chamadas de vídeo conferencia, afinal isso poderia já vir com o programa.


O Gimp no Linux fica muito melhor, o fato de estar usando janelas separadas nele, não incomoda, como no Windows, afinal da para deixar ele em uma área separada, para quem é um usuário não profissional ele cuida bem do recado, não deve muito ao photoshop.


As partições NTFS do Windows já são reconhecidas sem precisar instalar o pacote e com os com os codecs podemos ver de tudo e ouvir de tudo, o suporte a Java não esta complicado de se instalar como antes e o mesmo vale para o Flash.


Outra grande vantagem é a segurança, não tem vírus, logo não tem preocupação em conferir aquele link que um colega mandou por e-mail.


De certa forma o sistema flui muito bem, mesmo com diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo, o wine ajuda com alguns aplicativos para Windows, mas também não faz milagre.
A conclusão é que desde 2008(ultima vez que usei Linux para testar)o sistema evoluiu muito, e a cada versão algo se torna descomplicado, para quem tinha de dar comando gigantes para instalar um simples pacote em 2004, o sistema está ótimo, ao meu ver em mias uns 2 anos, vamos ter sistemas Linux mais robustos e simples de lhe dar, o que vai dar uma bela briga contra a Microsoft.


Hoje para quem já não usa o PC para jogos e não tem interesse em aplicativos designados apenas para windows, diria que vale muito apena usar o Linux, sim, começa devagar, faça um teste com o LiveCD, procure uma Distro que você ache boa e até mesmo um gerenciador de janelas que se encaixe com o seu gosto.


O que vale é experimentar algo novo e aprender um pouco mais, deixar de lado o que os outros falam sobre o Linux e ver pelos seus próprios olhos, aposto que pode até ser divertido, caso não goste basta voltar ao que era antes, ao menos tentamos não é.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO