Livros, Filmes e Adaptações.
Já faz algum tempo que estamos vendo quase todos os livros vivarem filmes, assim como os Quadrinhos, e neste mesmo tempo vemos quem leu os livros falando que o filme foi “ridículo”
Realmente, muitos têm razão, porém varias adaptações foram muito boas, um exemplo bom é Senhor dos Anéis, ta certo que o filme não tem tudo que temos no livro, porém ainda sim foi muito bem feito, um ótimo trabalho de imagem, som e roteiro.
E os outros? Bem, vejamos Harry Potter, o filme não é de todo ruim, porém as modificações feitas no quarto filmes começaram uma serie de exageros, mas ainda sim o filme consegue ter qualidade para empolgar os que gostam e ainda sim manter o rumo até o ultimo capitulo.
Agora o filme do Ladrão de Raio e Eragon, por exemplo, ao que podemos ver o pessoal do filme não deve ter nem sequer posto a mão no livro, temos cortes de partes que são crucias para uma sequencia, efeitos meia boca em todo o filme, acontecimentos que duram 1 minuto no filme fica com 20 minutos, e o que era para ser maior ou é cortado ou então tem 1 minuto de duração, ou seja, não tem ordem cronológica alguma e por ai vai.
A pior parte mesmo são os atores, como podem pegar pessoas com descrição tão diferente para atuar, e ainda sim conseguem pegar pessoas novas e não as instruem em fazer um bom trabalho, quem viu eragon sabe que a atuação é digna de pena.
No mundo dos HQs temos um boa desculpa para poder mudar quase tudo, sim os HQs sempre têm varias historias e o filme pode ser apenas mais uma, porém ainda sim temos absurdos em serie nos filmes.
E muita gente acaba por falar o clássico, “eu queria ler esse livro, mas tem filme, vou ver o filme por que é mas fácil” sim o filme é mais fácil, porém não substitui o livro, recentemente em uma comunidade vimos um exemplo, um rapaz leu apenas os outros dois livros do Ciclo da Herança(eragon) não leu o primeiro livro, e o mesmo estava completamente perdido na historia e nos comentários na comunidade, sim por que ele apenas viu o filme.
Finalizando, acredito que as adaptações tem tudo para se tornar ótimas, porém falta empenho em muitas delas, o mesmo vale até para games que se tornam filmes, quase nenhum foi bom o suficiente, por que faltou aquele empenho dos produtores.
Bem esse mês deve chegar aos cinemas o Filme do Avatar(Da animação e não dos Aliens Azul de Pandora) assistirei para verificar se foi apenas mais um na regra das péssimas adaptações ou se temos algo de bom grados em mão. Bem até lá pessoal....
Muito bom. Mas tu precisas caprichar mais na edição do post. Uma dica minha, é de que use o Word antes de postar direto no blog. Isso evita os erros de digitação, e alguns de português mesmo. Como seus erros com vírgula. Não sei se reparaste, mas, todos os seus parágrafos só tem um ponto final; enquanto é banhado por vírgulas. Tome cuidado com isto, prejudica a leitura daqueles que vêem o teu blog. Uma dica quanto à isso, é de que leia o seu texto em voz alta. Ajuda na pontuação correta.
Quanto ao assunto, não tenho o que comentar. Acho que tu disseste tudo. As adaptações de livros raramente são superiores ao material original. Mas deve se fazer a distinção. São duas formas de dialogar com o espectador/leitor diferentes. O livro tem um ritmo, e o filme outro. São totalmente diferentes.
Os filmes baseados em jogos acho que nem preciso comentar. Em sua maioria, são vergonhosos.
Os baseados em HQ até que estão em alta, e de boa qualidade.
Sobre o Avatar, tenho um grande receio, devido ao bombardeio que anda sofrendo pela crítica especializada.
Postar um comentário