sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Clannad, comédia e drama na medida certa


Clannad é um típico seriado japonês de um cenário colegial cheio de humor e personagens excêntricos, com uma excelente direção, belo acabamento artístico e boa trilha sonora que vai fazer você mudar totalmente a visão que tem sobre animes de comédia e drama. Não, não é mais um daqueles no estilo de Love Hina com apelo sexual onde um sortudo miserável vive rodeado de garotas dando sopa pra ele. Trata-se de uma história simples e ao mesmo tempo complexa em detalhes. Veja aqui um resumo crítico sobre a série e você vai entender o que estou falando.



Basicamente, Clannad começa assim: Tomoya Okazaki ou Okazaki Tomoya (no original, no Japão o sobrenome vem antes do nome) é um estudante do ensino médio meio rebelde que odeia ir à escola até que conheceu uma estranha garota chamada Nagisa que sonhava em montar um clube de teatro. Porém ela é muito tímida e quando nosso amigo Tomoya percebe isso decide ajudá-la, pois apesar de ser um mau exemplo para outros alunos no fundo tem um bom coração e está sempre ajudando as pessoas, meio que sem querer às vezes... E assim começa a desenrolar uma história. Já sei, deve estar pensando: CLICHÊ!!! Mas eu digo: CALMA!!! Não critique uma série inteira por causa desse breve comentário, como disse antes, Clannad tem um enredo simples e ao mesmo tempo complexo. Meu objetivo aqui não é fazer uma sinopse e sim um resumo crítico. Até porque se eu começar a contar de mais perde a graça.

Apesar de ter um começo meio clichê com um casalzinho óbvio, o que realmente impressiona nesse anime são seus personagens e o modo que a história vai se desenrolando. Tomaya por exemplo é um dos mais intrigantes por causa de seu sarcasmo totalmente peculiar. Sua diversão é pregar peças em seu melhor amigo, Sunohara Yohei (que é um dos mais engraçados da série) de uma maneira natural e sem alarde que garante boas risadas quando você menos espera. Além de Tomaya e Nagisa, a série é repleta de personagens bem trabalhados que vão aparecendo durante os episódios e que chegam até mesmo a roubarem o enredo central em uma seqüência de dois a três episódios. E isso é um dos pontos que torna Clannad diferente de outros animes. Você não enjoa porque a história está sempre tomando novos rumos e a cada episódio você fica na sede de ver outro. É interessante também notar que há um contraste entre o drama e o humor. Têm partes que te faz sentir certa tristeza pela situação e o destino de alguns personagens e outras que te fazem rir espontaneamente, como é o caso dos pais de Nagisa, Akio e Sanae que têm uma padaria. Eles sempre provocam boas gargalhadas quando Sanae se sente ofendida por fazer pães horríveis e sai correndo chorando pela vizinhança enquanto Akio corre atrás dela com um dos pães na boca dizendo “Ore wa daisukiiiiiiii” (Eu os amooooooo!!!). Como podem ver até mesmo os pais dos personagens, que geralmente são descartados nesse tipo de série, tornam o anime mais interessante. Tem também certo ar de mistério, pois no inicio de cada episódio é contada uma pequena história meio sem sentido que vai se desenvolvendo paralelamente ao enredo central e que só é revelado o objetivo dela nos últimos episódios da segunda e última temporada (Clannad ~after storie) em um desfecho surpreendente. Outro fator legal também é o tempo, a cronologia da saga. Ela não fica só nos tempos de escola dos personagens, depois, na segunda temporada ela chega até bem depois de todos se formarem e começarem a montar suas próprias vidas e família. Viram? Não é mais um clichê como todos pensaram, a história tem muitas reviravoltas e o final, acredite em mim, não é tosco. Vale à pena!

Foi a melhor série do gênero que já assisti. Fica aí a dica. Eu vi a série toda e recomendo pra quem gosta de assistir algo que não seja sobre lutas, sangue, magia, raios de energia e terror de vez em quando. Mas atenção, o mais importante, tem que ter certo nível de paciência também. Pessoas que estão muito acostumadas com ação, eventos rápidos vão achar a série um tédio e querer crucificá-la no fundo de suas almas! Mas por favor, não vale julgá-la por sua aparência sem antes ver alguns episódios. Quem tiver interessado em ver, vou decidir com o Felipe se colocamos para download aqui em breve, mas vocês podem encontrá-la em sites como o Hinata-Sou em formato mp4. São apenas duas temporadas com 23 ou 24 episódios cada.



2 Comentários:

Anônimo disse...

Anime é cópia de RBD.

Bruno disse...

Ah por favor... Não compare esse anime com aquele lixo sem conteúdo.

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO