segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avatar o Vencedor

Com premiação bastante equilibrada, a 67ª edição do Globo de Ouro teve como destaque a superprodução "Avatar", que venceu em duas categorias: melhor filme drama e melhor direção para James Cameron. Outro destaque foi para a comédia "Se Beber, não Case". O Globo de Ouro é considerado uma prévia para o Oscar. A relação entre os dois, aliás, sempre foi tida como muito próxima, ou seja, os premiados com o Golden Globe assumiam automaticamente a condição de favoritos ao Oscar.

O futurista "Avatar" foi o grande vencedor do Globo de Ouro, que teve a cerimônia realizada na noite de domingo, ao vencer nas categorias melhor filme de drama e diretor, para James Cameron, em uma festa na qual os artistas utilizaram um laço como forma de solidariedade ao Haiti.

Os prêmios para "Avatar" e "Se Beber, Não Case" na categoria comédia ou musical estabeleceram a surpresa na cerimônia da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), mais acostumada a premiar o cinema de arte e filmes de menor orçamento, ao invés de superproduções e grandes bilheterias.

Nas categorias de interpretação em filmes de drama, os vencedores foram Sandra Bullock por "The Blind Side" e Jeff Bridges por seu papel de cantor alcoólatra em "Crazy Heart".

Em filmes de comédia os prêmios foram para Meryl Streep ("Julie & Julia") e Robert Downey Jr. ("Sherlock Holmes"). Entre os coadjuvantes os vencedores foram a comediante Mo'nique por seu papel dramático em "Preciosa" e o austríaco Christoph Waltz, o carrasco nazista de "Bastardos Inglórios".

Ao receber o prêmio de diretor, Cameron foi modesto.

"Não estava preparado. Francamente pensava que Kathryn ganharia, ela merecia", disse Cameron a respeito de sua ex-esposa, a diretora de "Guerra ao Terror".

O diretor de "Avatar" superou ainda Clint Eastwood ("Invictus"), Jason Reitman ("Amor sem Escalas") e Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios)".

A fábula ecológica em 3D de Cameron, diretor de "Titanic", outro grande sucesso mundial, custou 500 milhões de dólares, incluindo a pós-produção, mas já arrecadou mais de 1,3 bilhão de dólares em todo o mundo.

Outro vencedor da noite foi "Up - Altas Aventuras", do estúdio Pixar, que levou as estatuetas de filme de animação e trilha sonora para Michael Giacchino.

Além de "Avatar" e "Up", "Crazy Heart" saiu do salão do Beverly Hilton com duas estatuetas, a de ator para Bridges e a de canção original para "The Weary Kind".

Entre os filmes estrangeiros a vitória foi de "A Fita Branca", que conquistou a Palma de Ouro em Cannes em 2009. O longa do diretor austríaco Michael Haneke representa a Alemanha.

O homenageado da noite com o prêmio Cecil B. DeMille foi o cineasta Martin Scorsese, que foi apresentado por dois atores muito presentes em sua trajetória, Robert de Niro y Leonardo DiCaprio.

O Globo de Ouro se diferencia das demais premiações por dividir o cinema em duas categorias: drama e musical ou comédia, além de também escolher os melhores da televisão.

Na premiação da TV, o seriado 'Dexter' levou dois Globos de Ouro, um para o ator dramático, Michael C. Hall, e o outro para ator coadjuvante, John Lithgow, mas perdeu o prêmio de melhor série para 'Mad Men'.

'Grey Gardens' também levou dois prêmios, de melhor minissérie ou filme para TV e melhor atriz em minissérie ou filme da TV, para Drew Barrymore.

A série de comédia Glee surpreendeu e levou a estatueta em sua categoria.

Antes do anúncio do primero prêmio da noite, a atriz Nicole Kidman explicou que os presentes usavam uma fita vermelha como parte de uma campanha pelas vítimas do Haiti da rede NBC.

Durante o desfile pelo tapete vermelho e na sala de imprensa, várias estrelas mencionaram a tragédia haitiana e afirmaram que já estão contribuindo para ajudar as vítimas.

Com os dois Globos de Ouro de domingo, "Avatar" passa a ser considerado uma grande aposta para o Oscar, que terá os indicados anunciados no dia 2 de fevereiro e a premiação entregue em 7 de março.

É esperar pelo Oscar agora, eu acho que as chances de vitoria são grandes, ao ouvir todos comentando do filme eu pensei "Deve ser apenas uma modinha, nem deve ser grandes coisas como dizem", mais realmente me surpreendeu, o filme consegue prender o espectador do inicio ao fim e não tem as famosas "enrolações" no roteiro. Quem ainda não viu o filme fica ai a dica.

Fonte: AFP
Holofotes

1 Comentário:

Bruno disse...

Esse filme mereceu esses prêmios e merece ainda mais! Assiti no cinema e simplesmente adorei não apenas os seus fantásticos efeitos visuais como também sua história, que de fato é bastante inteligente e bem elaborada!
Parabéns James Cameron!

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO